NOTÍCIAS
17/02/2020
HRCPP inicia serviço de ressonância magnética
Por Amanda Albuquerque/Assessoria de Imprensa HRCPP
Com exames destinados aos pacientes oncológicos, a meta é a realização de 300 procedimentos por mês
O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) iniciará na próxima segunda feira (17) exames de ressonância magnética na instituição. O serviço faz parte do Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital e proporcionará ao paciente a realização dos exames dentro da estrutura hospitalar, reduzindo o tempo de espera por esse recurso.
Segundo o HRCPP, a meta é a realização de 300 exames/mês. “Iniciaremos esse volume de forma gradativa. Nesse momento, os exames são destinados aos pacientes oncológicos em tratamento no HRCPP”, afirma.
Inicialmente, os atendimentos serão realizados em meio período, das 12h às 18h, com a estimativa de quatro a oito exames por dia. Depois, o serviço passará a funcionar em horário comercial, entre 8h e 18h, havendo possibilidade de plantões aos sábados.
O início desse serviço representa melhora para a população da região. “Essas vagas seriam ocupadas junto com a demanda geral e considerando que o paciente oncológico tem prioridade, a tendência é que os exames – tanto dos pacientes oncológicos quanto da demanda geral – sejam agilizados”, explica o HRCPP.
Um exemplo foi início dos exames de ultrassom no HRCPP, em setembro de 2019. “Havia aproximadamente 600 exames para pacientes da HRCPP na fila de espera. Nós zeramos essa fila de espera e quando há indicação de ultrassom, o paciente já sai com o agendamento e o exame é realizado no próprio hospital”, afirma.
O Centro de Diagnóstico por Imagem do HRCPP possui um aparelho de ressonância magnética, um tomógrafo, dois equipamentos de ultrassom, um mamógrafo, um equipamento de raios x fixo e dois portáteis, além de um arco cirúrgico.
A ressonância magnética é um dos exames mais caros na rede particular e será oferecido gratuitamente no HRCPP para pacientes SUS-dependentes. Os exames serão custeados por meio do apoio de parceiros, como o repasse do título de capitalização SP Cap, campanhas de telemarketing, eventos beneficentes e doações da comunidade.