HRCPP inicia atendimentos de quimioterapia NOTÍCIAS

02/05/2019

HRCPP inicia atendimentos de quimioterapia

HRCPP inicia atendimentos de quimioterapia

Por Amanda Albuquerque/Assessoria de Imprensa

Serviço prestado pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente e pelo instituto RH foi transferido para a unidade hospitalar

O início do mês de maio marca um acontecimento histórico para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP): o início dos atendimentos de quimioterapia na unidade hospitalar.
Parte do serviço prestado pela Santa Casa de Misericórdia foi migrado em agosto de 2017, com o objetivo de oferecer maior conforto aos pacientes oncológicos da região, entretanto, com a gestão ainda da Santa Casa. A partir de hoje (02/05), os serviços passam a ser concentrados no hospital que assume a gestão e amplia o número de atendimentos de 475 pacientes por mês para 880.

Segundo a gerente geral do HRCPP, Josiane Aparecida Salisso, esse número pode aumentar. “Através dimensionamento que traçamos constatamos que o hospital pode atender 3.276 pessoas por mês”, afirma.
Outros dois pontos são destacados pela gerente. O primeiro, trata-se da viabilização do tratamento próximo de casa e a segundo, da transferência do serviço da Santa Casa para o HRCPP.

“Isso permite que a população não precise se deslocar para outros centros oncológicos de grandes distâncias da região. O hospital poderá também testar a sua expertise na gestão do serviço oncológico e também dá início a um plano de transferência dos serviços de oncologia da Santa Casa para o Hospital do Câncer de Presidente Prudente”, explica.

Em relação ao credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), Josiane explica que o convênio continua sendo da Santa Casa que realizará o repasse do teto SUS ao hospital.
“Nós chamamos a atenção do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para que possamos colocar toda essa estrutura em serviço da população”, finaliza.

Estrutura

O Centro de Quimioterapia do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) é composto por quatro salas com um total de 39 poltronas, assim distribuídas: 30 poltronas de quimioterapia adulto e nove poltronas de quimioterapia infantil e Capela de Fluxo Laminar para o preparo dos quimioterápicos e farmácia satélite.