HRCPP coloca-se a disposição para acolher pacientes com COVID-19 NOTÍCIAS

20/03/2020

HRCPP coloca-se a disposição para acolher pacientes com COVID-19

HRCPP coloca-se a disposição para acolher pacientes com COVID-19

Por Amanda Albuquerque/Assessoria de Imprensa HRCPP

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), planos de contingência vem estabelecendo parâmetros para o atendimento da população com suspeita e diagnóstico da doença.

A COVID-19 é uma pandemia em circulação desde dezembro de 2019 e que atingiu o Brasil em fevereiro de 2020. Até o momento, são mais de 500 casos confirmados no país.

Mesmo sem a confirmação de casos na região, a amplitude e gravidade da situação requerem medidas de contenção necessárias e urgentes, além da disponibilização de leitos para o acolhimento dos novos casos.

Por essa razão, a Diretoria Regional de Saúde 11 (DRS 11) de Presidente Prudente procurou o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), na última semana, para ver sobre a possibilidade de utilizar o HRCPP como centro de tratamento do COVID-19 para os pacientes da região que necessitem de internação,  visto que a unidade hospitalar possui estrutura pronta e, até o momento, inutilizada por falta de recursos.

O HRCPP colocou-se à disposição para que a estrutura do hospital seja utilizada e solicitou que os recursos para a contratação de profissionais e insumos fosse custeada pelo Estado.

Um dimensionamento sobre o custo para viabilizar o funcionamento da estrutura do hospital (80 leitos de internação, 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com ventilação mecânica e oito aparelhos de anestesia – que poderão ser utilizados caso haja necessidade) foi passado para a DRS, que aguarda o retorno do Estado.

O custo dimensionado foi de R$ 1.088.727,19/mês, contemplando a contratação de 290 funcionários que estarão à disposição para o enfrentamento dos casos do novo coronavírus na região.