Dia Mundial do Câncer: quem é você e o que você fará? #EuSouEuVou NOTÍCIAS

03/02/2020

Dia Mundial do Câncer: quem é você e o que você fará? #EuSouEuVou

Dia Mundial do Câncer: quem é você e o que você fará? #EuSouEuVou

Na próxima terça-feira (4), será comemorado o Dia Mundial do Câncer. A data capacita empresas, comunidades e indivíduos em todo o mundo a mostrar apoio, se manifestar coletivamente, realizar ações pessoais e pressionar os governos a fazerem mais.

Criado em 2000, a data transformou-se em um movimento positivo para todos, de todos os lugares se unirem sob uma só voz para enfrentar um dos maiores desafios da história.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), a maior e mais antiga organização internacional contra o câncer comprometida em liderar a comunidade para reduzir o câncer no planeta, promover maior igualdade e integrar o controle do câncer à agenda mundial de saúde e desenvolvimento.

Como o câncer afeta nosso mundo?

Segundo a UICC, doenças não transmissíveis, incluindo câncer, são uma das “dez ameaças à saúde global” da Organização Mundial da Saúde (OMS). 9,6 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos.

“O progresso é possível. Se agirmos, 3,7 milhões de pessoas podem ser salvas a cada ano. Há muito que podemos fazer porque mutações genéticas desempenham um papel em 5 a 10% dos cânceres. Enquanto que, 27% dos cânceres se referem ao uso de tabaco e álcool”, afirmou a União.

O que você pode fazer para reduzir o seu risco de câncer?

– Escolha alimentos saudáveis

– Movimente-se mais

– Pare de fumar

– Reduza o consumo de álcool

– Exponha-se ao sol com cautela e fique longe das camas de bronzeamento artificial

– Evite poluentes e produtos químicos (incluindo amianto, pesticidas e recipientes que contenham BPA)

– Vacine-se

– Conheça os sinais e sintomas

Dados econômicos

A UICC afirma que a boa saúde impulsiona a produtividade, a estabilidade social e o crescimento econômico.

“O custo econômico global do câncer de é 1,16 trilhão de dólares. Isso significa perda de produtividade, custos para o sistema de saúde, perda de renda domiciliar, qualidade de vida reduzida, deficiência e morte prematura”, explica a UICC.

Portanto, no dia 4 de fevereiro, não importa quem você seja, suas ações, grandes ou pequenas, farão uma mudança duradoura e positiva. Porque o progresso é possível. Precisamos do seu comprometimento para criar um mundo sem câncer. Neste Dia Mundial do Câncer, quem é você e o que você fará? #EuSouEuVou