Dia Mundial do Câncer: 1 em cada 6 mortes estão relacionadas à doença NOTÍCIAS

04/02/2019

Dia Mundial do Câncer: 1 em cada 6 mortes estão relacionadas à doença

Dia Mundial do Câncer: 1 em cada 6 mortes estão relacionadas à doença

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirmam que o câncer foi responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018, sendo a segunda principal causa de morte no mundo. Entretanto, de 30% a 50% dos cânceres podem ser prevenidos.

“O câncer pode ser reduzido e controlado por meio da implementação de estratégias baseadas em evidências para a prevenção, a detecção precoce e o tratamento de pacientes com a doença. Muitos cânceres têm uma alta chance de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente”, explica a OPAS.

Durante o ano, diversas datas são dedicadas à prevenção, conscientização e combate à doença, como o Dia Mundial do Câncer, comemorado hoje, 4 de fevereiro. O objetivo dessa data é que a sociedade discuta e consiga a controlar e abaixar a incidência do câncer à nível mundial.

Convivendo com o câncer

Dados de uma pesquisa realizada com pacientes diagnosticados com câncer de mama em três serviços de oncologia ligados a uma Faculdade de Medicina do ABC Paulista mostram os caminhos percorridos pelo portador com câncer, do diagnóstico ao tratamento.

“Receber um diagnóstico de câncer provoca vários sentimentos, inquietações e fragilidades nas pessoas e nos seus familiares em virtude da realidade imposta, quer dizer, todos passam a conviver com uma doença grave e com as mudanças de planos pessoais e profissionais ocasionadas pelo adoecimento”, afirma a pesquisa.

Entretanto, existem aqueles que usam da experiência para promover ainda mais otimismo e carinho pela vida, como o paciente do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP). Aposentado e morador de Rancharia (SP), iniciou o tratamento na entidade em 2017 e hoje realiza exames regulares para acompanhar o estágio da doença.

De paciente para paciente, Raimundo dá um depoimento motivador sobre a vida do paciente com câncer. Assista clicando aqui.