NOTÍCIAS
31/05/2018
Campanha de Higienização das Mãos: saiba as técnicas corretas de higienização e a importância do hábito na prevenção de doenças infectocontagiosas

Por Amanda Albuquerque/Assessoria de Imprensa HRCPP
O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o dia mundial de higiene das mãos. Neste ano, a iniciativa foi voltada aos profissionais da saúde, lembrando dos principais momentos em que os clínicos, enfermeiros e auxiliares devem realizar os procedimentos de higienização para evitar a transmissão de infecções.
A OMS recomenda cinco momentos para a higienização das mãos, sendo: 1) antes do contato com o paciente; 2) antes da realização de procedimento asséptico; 3) após risco de exposição a fluídos corporais; 4) após o contato com o paciente; 5) após o contato com áreas próximas ao paciente.
Segundo o infectologista Alexandre Portelinha, há mais de duzentos anos sabe-se que as mãos são as carreadoras de bactérias e vírus, ou seja, os micro-organismos que causam doenças. “Diarreias, conjuntivites, doenças virais como gripes, hepatite A e etc. Além disso, é um procedimento simples e barato, basta você lavar a mão com água e sabão ou, então, utilizar o álcool em gel”, explica.
Portelinha também explica quando realizar a lavagem com água e sabão e quando optar pelo álcool gel. “Você sempre deve usar água e sabão quando houver sujidade nas suas mãos, por exemplo, se você tiver sangue ou secreção. O uso do álcool gel deve ser feito quando não a pessoa não enxergar, a olho nu, a sujeira em suas mãos”, esclarece. O infectologista orienta também a duração de cada processo: de 40 a 60 segundos, com água e sabão; e de 20 a 30 segundos, com álcool gel.
A campanha
O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente se preocupa com a higienização das mãos como estratégia para evitar infecção hospitalares. Profissionais da equipe de enfermagem do hospital realizaram uma ação nos setores de radioterapia, quimioterapia e ambulatório, entregando folders com informações que esclareciam dúvidas e ensinando o passo a passo aos pacientes e acompanhantes presentes no hospital.