Lisiane Bugalho, presidente do Fundo Social de Solidariedade, esteve anteontem no Hospital Regional do Câncer, e firmou parceria com a diretoria, para trazer ao HRC o Projeto Amicão.
De acordo com d. Lisiane, trata-se de um Programa de Terapia Assistida por Animais, pratica utilizada há décadas em Países avançados, com benefícios comprovados aos pacientes.
A diretoria do Hospital Regional do Câncer aceitou o projeto e deverá seguir um protocolo rigoroso de segurança. Os animais estarão presentes no HRC em situações
e locais adequados, informou o presidente Antonio da Cunha Braga.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho, o objetivo é manter visitas semanais à instituição e levar o projeto para outras entidades. “Além de amenizar o sofrimento das pessoas em tratamento, o cão também auxilia na integração da equipe hospitalar e pacientes”, frisou Lisiane.
A gerente hospitalar do HRC, Marli Moria, disse que o projeto fará parte das estratégias de humanização hospitalar, com objetivo de diminuir a ansiedade dos pacientes, principalmente das crianças. Entre os benefícios apontados estão: combate ao stress, melhora dos sintomas de depressão, melhora do sistema imunológico e fazer os pacientes se tornarem mais recepctíveis ao tratamento, motivando-os a participarem da própria recuperação.
“A presença dos animais traz benefícios visíveis a todos envolvidos, pacientes, acompanhamentos e enfermeiros”, uma forma de esquecer do ambientar hospitalar e do tratamento”, disse d. Lisiane.