Exames e orientação nutricional são oferecidos no Dia “D” da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos NOTÍCIAS

27/09/2018

Exames e orientação nutricional são oferecidos no Dia “D” da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Hoje, dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos. A data tem como objetivo conscientizar a população geral sobre a importância de ser um doador de órgãos. Em Presidente Prudente, a campanha “8 em 1” vem realizando ações desde a última segunda-feira (24), com cerimônia de abertura, palestras, café da manhã e exames.

Hoje, o dia iniciou com uma benção ecumênica realizada pelo padre Heliton Bigas, seguida por exames de glicemia, pressão e orientação nutricional, das 8h às 16h, e exames de papa nicolau até as 17h, no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente. Também estão sendo realizados exames de glaucoma, no ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.

Para realização do exame de papa nicolau, basta trazer o CPF, cartão SUS e o último exame do tipo realizado.

Doação de órgãos e tecidos 

No Brasil, para ser doador basta avisar os familiares em primeiro ou segundo grau (pai, filho, irmãos, avós e cônjuges). Uma mesma pessoa pode doar até vários órgãos e tecidos, sendo estimado que um único doador salva até oito vidas. A doação de órgãos não desfigura o corpo, assim, o corpo pode ser velado ou cremado sem nenhum tipo de cuidado pessoal. O procedimento para verificar a compatibilidade é feito por meio de um sistema de computador totalmente seguro, o que significa que a condição financeira não influencia na posição da fila dos receptores. Todas as pessoas podem ser consideradas potenciais doadoras.

A campanha

Esta, é a primeira edição da campanha “8 em 1 - Multiplicando e Compartilhando vida”, que está sendo organizada pelo Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), Banco de Olhos da Santa Casa, Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), Santa Casa de Misericórdia e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Foi ressaltado que o grande objetivo da união dessas instituições em prol da doação de órgãos e tecidos se dá pelo número de pessoas na fila à espera de uma doação. A campanha é apoiada pela atriz Drica Moraes, que passou por um transplante de medula óssea em 2010. Assista: