Histórico da Criação do Hospital
O Hospital do Câncer de Presidente Prudente teve seu início idealizado por um grupo de voluntários liderados por Antonio Sergio Querubim, o primeiro a propor a idéia.
Querubim enfrentava essa doença e viajava constantemente a São Paulo para fazer o seu tratamento, e dizia que seu sonho era que Presidente Prudente tivesse um hospital do câncer, de forma que as demais pessoas tivessem acesso aos recursos médicos especializados e não precisassem sofrer duas vezes - nas viagens interminaveis a São Paulo como foi o caso dele. Ele morreu antes de ver o seu sonho concluido mas deu início ao movimento que resultou na construção da maior obra social do Oeste Paulista.
Em 1997, por inspiração de Antonio Sérgio Querubim, fundou-se a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer cujo objetivo principal seria auxiliar aos portadores de câncer através da construção do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.
Buscou-se apoio junto à sociedade prudentina e região e, principalmente, junto à Provedoria da Santa Casa para que cedesse o espaço necessário à construção do Hospital. As reivindicações foram atendidas e assim, foram dados os primeiros passos em prol da obra do Hospital Regional.
O Hospital Regional
Previsto na sua concepção para funcionar em anexo à Santa Casa, o projeto foi ampliado para atender novas determinações dos órgãos da Saúde.
Na ampliação do projeto, o Hospital ganhou novas dimensões, contemplando-se a instalação de um Centro Cirúrgico, UTI, Unidade de Internação Semi-intensiva, Iodoterapia, Transplante de Medula, Laboratório de Emergência, Agência Transfusional, Centro de Quimioterapia, Endoscopia, Centro de Radiologia e Imagens, Auditório, Centro de Treinamento de Funcionários e Cozinha e Refeitório. Incrementos que não faziam parte do projeto inicial.
Na nova concepção, o HRC terá um total de 120 leitos, podendo chegar a 180 no futuro. O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente terá um padrão de primeiro mundo.
Moderno, humanizado e dotado de todas as instalações e equipamentos necessários para a prevenção e o tratamento do câncer. Uma grande conquista da comunidade regional.