A Fundação

Histórico da Fundação

A Fundação Hospital Regional do Câncer da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente “nasceu” em 2009, através de uma ação desenvolvida pelos promotores públicos estaduais e federais de Presidente Prudente com apoio dos magistrados, que acionaram a CESP – Companhia Energética de São Paulo, para que ressarcisse os municípios impactados pelo enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Porto Primavera.

Do valor financeiro destinado pela CESP, o Ministério Público (Federal e Estadual) juntamente com os juízes de Presidente Prudente, reservaram uma parte da verba para auxiliar na construção do Hospital do Câncer de Presidente Prudente.

Assim sendo, em gestões junto à Provedoria da Santa Casa, que havia doado o terreno, por orientação desses órgãos públicos, criou-se a Fundaçãoo. Uma entidade sem fins lucrativos, porém passiva de fiscalização do Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos.

Desta forma, o Hospital que já estava em construção e que funcionaria como um anexo da Santa Casa passou a ter um projeto totalmente autônomo, dotado de todas as instalações e equipamentos necessários para o tratamento e prevenção do câncer, possibilitando que pessoas diagnosticadas com essa terrível doença, consigam ser tratadas em nossa cidade, evitando os deslocamentos para Jaú (+ de 300 km), Barretos (+ de 400 km) ou São Paulo a 570 km de Presidente Prudente.

O aumento da área a ser construída, necessitou que a Santa Casa destinasse mais uma parte de terreno, para que a ampliação fosse possível. Isto trouxe também uma maior responsabilidade à Fundação que tem a árdua missão de administrar com competência e transparência, uma obra que envolve recursos públicos expressivos.

Todos os membros dos conselhos, da diretoria e das comissões são voluntários, que dedicam parte de suas vidas na busca do bem-estar comum.